Gambas Tigre grelhadas na chapa

Gambas Tigre Grelhadas
349

É no quente do Verão que o marisco sabe melhor e como estou de férias sou o fatídico cozinheiro cá de casa. Embora seja apreciador do alho e do azeite, gosto também de pratos simples com o mínimo possível de condimentos  e as Gambas grelhadas encaixam-se perfeitamente nos meus gostos culinários mais primários.

Para este prato utilizei quatro Gambas Tigre com cerca de 250gr cada, que dá e sobra para duas pessoas. O primeiro passo é limpar as Gambas e para isso deve-se usar uma tesoura para não arriscar a danificar a carne do interior do marisco. Com uma tesoura cortam-se as pernas e as barbatanas da cauda. Para quem não gosta de olhar nos olhos das gambas enquanto são devoradas, deve-se retira-los também. A fase seguinte é cortá-las ao meio metendo o bico da tesoura no espaço entre o corpo e a cabeça e cortar longitudinalmente toda a casca até à cauda e fazer o mesmo, em sentido contrário, com a parte da cabeça. Depois de cortada a casca então usa-se uma faca para cortar o restante e separar a Gamba em dois.

Depois do corte vem a parte pior que é retirar-lhe as tripas. As tripas são uns pequenos fios de cor esverdeada que existem na parte de superior e inferior do corpo e que devem ser retirados porque dá um sabor desagradável. Deve-se limpar também as partes negras da cabeça deixando as amareladas e vermelhas que fazem parte da gordura da Gamba e que devem ser preservadas por ser o melhor da Gamba.

Enquanto estava na operação de estripação, a Cristina entrou na cozinha para ver o que eu estava a fazer e pelo ar enojado dela provavelmente eu seria o único a jantar.

Muitos marinam as Gambas com vinho branco, sal e limão mas prefiro utilizar apenas uma colher de sal dissolvida em 20cl de água durante vinte minutos. Outros grelham as Gambas com manteiga e limão na brasa mas optei  por grelha-las sem quaisquer condimentos porque o marisco deve saber a marisco. Colocam-se as Gambas abertas, com a casca para baixo, numa chapa já quente e cobre-se com uma tampa. O vapor provocado pela tampa ajuda a cozer a carne  das Gambas em menos de 7 minutos deixando-a húmida e branca.

Para quem gosta de molhos no marisco pode utilizar, um dente de alho picado, uma colher de sopa de manteiga com sal, o sumo de meio limão, uns grãos de pimenta verde, um pouco de orégãos derretendo tudo num pequeno tacho ou em menos de 30 segundos num micro-ondas.

Além de um bom vinho branco, este prato deve ser acompanhado com uma Salada de Alface enfeitada com Tomates Lagartixa (Fisális) e pepinos avinagrados picadinhos.