A Fruta Deliciosa
Esta fruta é considerada por muitos venenosa. A “Monstera Deliciosa”, ou “Banana Ananás”, ou fruta da “Costela de adão” é uma fruta pouco conhecida mas sim é deliciosa, com uma textura próxima da anona e o sabor de um ananás muito doce.
Em Portugal, e com mais frequência na Madeira, consegue-se encontrar a “Costela de Adão” nos jardins junto aos muros por ser uma trepadeira com uma folhagem muito exótica. A maioria das pessoas não conhece o fruto como comestível, mas encontra-se à venda em muitas frutarias a mais de 3€ ao quilo.
Antes de tudo, esclareça-se que esta fruta tem um grande senão porque tem de ser comida muito madura senão corre-se o risco de se tornar picante e nalguns casos tóxica.
Para que se saiba esta fruta quando está madura descasca-se sozinha. Os hexágonos verdes que compõem a casca caem sozinhos deixando ver o interior que é constituído por uns gomos brancos que devem ser extraídos com um simples garfo. Resumindo basta coloca-la num prato e esperar que ela amadureça protegendo-a dos ranhosos dos mosquitos com um simples guardanapo. Resumindo, só se come a parte que já não tem casca.
Em termos químicos, e tal como os Espinafres, o Chocolate e a Beterraba, contem Oxalato de Cálcio em elevadas quantidades e o seu consumo deve ser moderado por ser um dos causadores do aparecimento de cálculos renais.
Na verdade o único problema é que a concentração elevada de Oxalato de Cálcio combinado com as enzimas proteolíticas que ela possui, pode ser fatal para os alérgicos. Os cristais com o fruto ainda verde podem provocar cortes e consequente irritação na garganta. Se sentir comichão constante na garganta e na face dirija-se calmamente ao hospital mais próximo.
Cá em casa, a lambona da Cristina devora “Monstera Deliciosa” como tremoços e admirem-se ainda não morreu…