A Fruta Deliciosa

Monstera Deliciosa
59
7

Esta fruta é considerada por muitos venenosa.  A “Monstera Deliciosa”,  ou “Banana Ananás”, ou fruta da “Costela de adão” é uma fruta pouco conhecida mas sim é deliciosa, com  uma textura próxima da anona e o sabor  de um  ananás muito doce.

Em Portugal, e com mais frequência  na Madeira, consegue-se encontrar a “Costela de Adão” nos jardins junto aos muros por ser uma trepadeira com uma folhagem muito exótica. A maioria das pessoas não  conhece o fruto como comestível, mas encontra-se à venda em muitas frutarias a mais de 3€  ao quilo.

Antes de tudo, esclareça-se que esta fruta tem um grande senão porque tem de ser comida muito madura senão corre-se o risco de se tornar picante e nalguns casos tóxica.

Para que se saiba esta fruta quando está madura descasca-se sozinha.  Os hexágonos verdes que compõem a casca caem sozinhos deixando ver o interior que é constituído por uns gomos brancos que devem ser extraídos com um simples garfo. Resumindo basta coloca-la num prato e esperar que ela amadureça protegendo-a dos ranhosos dos mosquitos com um simples guardanapo.  Resumindo, só se come a parte que já não tem casca.

Em termos químicos, e tal como os Espinafres, o Chocolate e a Beterraba, contem Oxalato de Cálcio em elevadas quantidades e o seu consumo deve ser moderado por ser um dos causadores do aparecimento de  cálculos renais.

Na verdade o único problema é que a concentração elevada de Oxalato de Cálcio  combinado com as enzimas proteolíticas que ela possui, pode ser fatal para os alérgicos. Os cristais com o fruto ainda verde podem provocar cortes e consequente irritação na garganta.  Se sentir comichão constante na garganta e na face dirija-se calmamente ao hospital mais próximo.

Cá em casa, a lambona da Cristina devora  “Monstera Deliciosa” como tremoços e admirem-se ainda não morreu…