Coentrada de Bacalhau

Coentrada de Bacalhau
361

Sou um admirador confesso da comida alentejana, principalmente do alho, do azeite e dos coentros. Todos conhecemos os famosos pezinhos de coentrada mas como gosto de inventar coisas novas quis experimentar uma coentrada com bacalhau.

Sempre ouvimos dizer que há cem maneiras de cozinhar Bacalhau por isso apostei em substituir a carne dos pezinhos de porco por bacalhau. A minha ideia era utilizar Caras de Bacalhau por ser mais gordo e com pele abundante o que seria perfeito para uma coentrada. Por causa da consistência a Cristina não vai muito com a textura das Caras de Bacalhau porque acha que tem  pele e gordura a mais pelo que optei pelas extremidades do bacalhau.

Adquirimos um Bacalhau e pedimos para cortar aos lombos. A escolha do Bacalhau é importante, evite escolher os mais claros e prefira os mais amarelos sem manchas ou colorações estranhas. Para verificar se o Bacalhau está bem seco dobre-o um pouco e se ele mantiver a forma da dobra é que está bem seco. Para este prato não se preocupe em escolher um bacalhau de asa branca, isto é, sem a pele negra das extremidades das asas pois a pele da membrana negra é saborosa e dá cor ao prato.

Para este prato é um desperdício utilizar os lombos pelo que escolhemos a parte do rabo e as extremidades que resultam do corte aos lombos e reservamos os lombos para outras receitas mais ricas.

Para demolhar o Bacalhau grande coloque-o em água fria no frigorífico com as postas na vertical por 24 horas para que o sal se dilua mais rapidamente. Para as partes mais finas bastam 12 horas a demolhar pois o sabor do sal é essencial a um bom prato.

Coza durante 10 minutos em água sem sal que deve cobrir todo o peixe. Enquanto o bacalhau coze num outro tacho deite o equivalente a quatro colheres de sopa de azeite, quatro dentes de alho picado, e meio ramo de coentros. Eu aproveito tudo dos coentros, pico os troços e reservo algumas folhas para empratar. Misture tudo e deixe ferver, sem nunca deixar queimar o alho. Entretanto deite num copo de 20cl (de imperial) uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, uma colher de sopa de farinha Maizena e encha o copo de água misturando tudo até desfazer a farinha. Quando o alho começar a ficar transparente deite a mistura que fez e deixe apurar mexendo sempre até que este comece a engrossar com um aspeto brilhante.

Separe o bacalhau cozido em lascas, retire as espinhas e misture no molho por 2 minutos e desligue o fogão.

Pessoalmente prefiro este prato com batatas fritas às rodelas mergulhadas no molho abundante, mas a Cristina prefere com uma salada de Alface por causa dos malfadados hidratos de carbono.

Sirva com um bom vinho branco frio e vai ver que  não consegue parar de comer.