Tagliatelle com Salmão e Coentros

Massa com Salmão e Coentros
352

Tudo o que são hidratos foram proibidos à noite pela nutricionista da chefe cá da de casa e só quando o rei faz anos é que são permitidas massas ao almoço mas mesmo assim em doses muito reduzidas.

Sou um sério apreciador de coentros, azeite a alho, que é base para qualquer refeição portuguesa decente e por isso decidi misturar tudo e fazer algo novo para tirar a barriguinha de misérias. A custo lá convenci a Cristina a aprovar uma receita de  Tagliatelle com Salmão e Coentros ao almoço.

Para duas pessoas usa-se quatro porções de massa Tagliatelle, mas como sou reconhecidamente o lambão cá de casa, enganei a Cristina e usei seis porções de Tagliatelle do Pingo Doce. Duas para ela e quatro para mim!

Uma posta de salmão dá perfeitamente para duas pessoas e para coze-lo utilizei água suficiente para cobrir a posta, deitei uma colher de chá de sal, deixei ferver, e juntei a posta. Como o peixe para ficar com a textura certa não deve cozer em demasia deixei-o apenas por 5 minutos, desliguei o fogão e reservei para lhe retirar a pele e as espinhas.

Como o Salmão é um peixe que contrasta muito bem com os molhos ácidos, decidi fazer um molho ácido mas em vez do limão usei vinho branco, água, alho, ovo, uma cebola pequena e 20gr de coentros frescos da “Casa do Santo” que são excelentes.

Para o molho tritura-se a cebola pequena, quatro dentes de alho numa trituradora 123 e junta-se a 10 ml de água para coze-la por 10 minutos num tacho coberto para a água não evaporar.

Depois da cebola estar transparente deita-se tudo num copo junta-se os coentros cortados,  5ml de vinho branco, uma gema de ovo e tritura-se muito bem até obter um molho espesso e brilhante. Leva-se depois ao lume apenas para ferver e evaporar o álcool do vinho.

Entretanto num outro tacho já tinha um litro de água com duas colheres de chá de sal a ferver para a massa. Depois de ferver juntei a massa e deixei cozer por sete minutos. Desliga-se e escorre-se imediatamente.

Numa taça de servir mistura-se  a massa, o molho, o salmão e serve-se imediatamente decorado com algumas folhas de coentros frescos e acompanhado por um vinho branco fresco.

O ácido do vinho e o sabor dos coentros contrastam muito bem com salmão e recebi os melhores elogios da Cristina que me proibiu de repetir por uma quarta vez porque  já estava a exagerar.

Com tantas restrições pela comida boa estou cada vez mais convencido que as nutricionistas são as grandes responsáveis pelos inúmeros casamentos falhados que por aí existem.