Arroz negro de Chocos

Arroz negro de Chocos
167
3

Para desgosto da Cristina terminei as férias e com isso ela perdeu o melhor cozinheiro do mundo e quiçá da Europa. Com o fim da boa vida, e com dez quilos acima do peso ideal, decidimos, por unanimidade, com um voto a favor e outro contra, retrair a nossa gula por coisas boas e voltar às malditas sopas vegans.

Um dos pratos mais saborosos que costumo fazer é o de Arroz negro de chocos. Algumas pessoas misturam diversos mariscos com os chocos, mas na minha opinião arroz de choco é arroz de choco, e nada mais!

Os chocos, ou sépias, são moluscos marinhos muito usados na culinária mediterrânica, e particularmente em Portugal. Prefiro os chocos mais pequenos e em Portugal é frequente encontrar choquinhos frescos nos mercados de peixe.

Quando os encontro nos supermercados não consigo resistir, e dependendo da paciência do funcionário mando limpa-los exigindo levar a bolsa de tinta, ou então levo-os por arranjar. É importante que a tinta do choco não esteja dura.

Um saco de tinta fresca de apenas um choco chega para o prato, mas como não é fácil encontrar chocos frescos na Madeira, e como última alternativa, podemos utilizar choquinhos congelados já limpos, e adquirir os saquinhos de tinta de sépia de 4gr por menos de 0.20€ cada.

Para quatro pessoas precisamos de 12 choquinhos pequenos congelados. Corta-se os choquinhos às tirinhas e deixa-se escorrer totalmente a água por uma hora no escorredor com um pouco de sal.

Para o arroz deita-se um fio de azeite num tacho, dissolve-se a tinta de dois sacos de tinta de sépia (8gr), quatro dentes de alho picado, uma chávena de arroz carolino e duas chávenas de água. Frita-se o azeite com o alho e a tinta, e deita-se o arroz mexendo tudo por 2 minutos. Junta-se as duas chávenas de água bem quente, sal a gosto, e deixa-se cozer.

Entretanto numa frigideira anti aderente deite outro fio de azeite, mais um saco de 4gr de tinta, uma pimenta picadinha, e frite os choquinhos por 5 minutos, mexendo sempre.

Quando o arroz estiver pronto, junte todo o conteúdo da frigideira na panela do arroz e envolva tudo suavemente.

Antes de servir pique um pouco de salsa fresca e cebolinho sobre o arroz e acompanhe com uma simples salada de Alface, tomate e pepino.

TInta de Chocos
Sacos de 4gr de Tinta de Sépia