Almondegas secretas no forno com Tagliatelle

Almondegas Secretas
139
11

Não conheço ninguém que não goste de almondegas. As almondegas é daqueles pratos que podemos dar azo à imaginação e inventar várias misturas, com muitos sabores, e infinitas texturas.

Existem almondegas para todos os gostos, desde as famosas Köfte turcas feitas de carne de carneiro com pão, salsa e cominhos, às conhecidas almondegas à bolonhesa, todas com sabores diferentes.

A carne para almondegas não deve ser uma carne limpa mas apresentar alguns fios de gordura. Normalmente cá em casa pedimos no supermercado o Acém comprido por ser uma carne relativamente barata e com uns fios de gordura que moída dá um bom sabor à carne.

Para esta receita secreta de almondegas peguei em 250gr de carne de vaca moída, 100gr de cebola picada (meia cebola pequena), duas fatias pequenas de pão multicereais, um ovo, uma colher de sopa de queijo mozarela ralado, sal, e um pouco de pimenta de um moinho conhecido como 4 bagas.

Num tacho deita-se a carne, a cebola, o ovo, o pão aos bocados, o sal, a pimenta e o queijo e amassa-se tudo com as mãos até ficar uniforme.

Depois retira-se as porções com uma colher de sopa cheia, faz-se as bolinhas com as mãos cobre-se com pão ralado rolando a bolinha noutro tacho com pão torrado ralado. Esta quantidade de carne dá para 12 almondegas.

Como os fritos estão proibidos cá em casa, usei o forno. Espalha-se as almondegas num tabuleiro forrado com papel vegetal e vai ao forno por 30 minutos a 180ºC.

Enquanto as almondegas assam. Para o tagliatelle, mais conhecida como Massa de Ninhos, deite água suficiente com sal no tacho e deixe ferver. Quando estiver a ferver deite 12 ninhos de massa (quatro pessoas) e deixe cozer por 10 minutos. Quando estiver Al Dente escorra e misture com uma colher de sopa de molho Pesto.

O pão torrado vai-lhe dar um aspecto de Ferrero Rocher e uma textura crocante que cai muito bem com a cebola e o queijo derretido.

Sirva quente com uma salada de Rebentos de Soja e  um tinto frisante.