Creme de Cogumelos e Couve-flor.

Creme de Cogumelos e Couve-Flor
161
10

O impensável aconteceu. Eu e a Cristina estamos em modo dieta, e por isso à noite os Hidratos de Carbono  estão proibidos cá em casa.

Cozinhar sem coisas boas é mais difícil do que eu pensava. É sabido que qualquer um de nós cozinha bons pratos com azeite ou natas, mas poucos conseguem criar sabores com poucas calorias.

A maioria das sopas leva semilha (batata), mas enquanto a batata tem 20% de Hidratos de Carbono, a couve-flor tem apenas 2%, portanto, a pedido da Cristina, em vez da batata vamos usar couve-flor para a base do creme.

Se juntarmos cogumelos temos mais 3% de hidratos de carbono, portanto em 400gr de couve-flor e 300gr de cogumelos, 100gr de cebola (meia cebola) e um litro de água temos um total de 26gr de Hidratos em cerca de 2Kg de sopa que dá perfeitamente para oito doses.

Matemática à parte, este creme de Cogumelos e Couve-Flor faz-se cozendo num litro de água a couve-flor, a cebola, um pouco de sal, e metade dos cogumelos. Depois de tudo cozido usa-se o liquidificador para ralar a mistura e fazer o creme.

Mas como não há bela sem senão, pica-se grosseiramente a outra metade dos cogumelos  e frita-se com uma colher de sopa de azeite e com um pouco se sal, até ficarem escuros e tostadinhos. Depois de fritos junta-se ao creme e envolve-se tudo.

Serve-se o creme enfeitado com uns coentros frescos picados, ou em alternativa, um pouco de pimenta preta moída que vai dar um sabor radical ao creme.

E para quem gosta de matemática nesta coisa de dietas, a conclusão que se chega é que 95% desta sopa é constituída por água.

Creme de Cogumelos e Couve-Flor
Cogumelos, Couve-flor e Cebola