Bolo de Espinafres com Chocolate e Nozes.

bolo de espinafres
82
4

Temos cá em casa uma pequena hortinha com orégãos, segurelha, pimentas, fisális, e outras ervas aromáticas. Um belo dia o Carlos decidiu plantar espinafres e não foi preciso esperar muito tempo para ver os espinafres tomarem conta de tudo.

Um dia destes decidimos arrancar a praga dos espinafres e mesmo depois de oferecer alguns aos vizinhos ficamos com imensos sem saber muito bem o que fazer.

Normalmente consumimos espinafres em sopas, salteados, num arroz, num empadão, ou ainda num esparregado. Desta vez eram tantos que não cabiam no congelador pelo que decidi fazer um bolo de espinafres.

Quando disse cá em casa tinha decidido fazer um bolo com espinafres os dois lambões olharam-lhe com uma cara de nojo e fugiram.

Os espinafres são ricos em ferro, cálcio, magnésio e potássio, e devem ser consumidos em qualquer dieta equilibrada. O maior trabalho é separar as folhas dos troços, com o cuidado de nunca utilizar as sementes, que são umas pequenas bolinhas junto à bainha das folhas que amargam muito.

Devo avisar que a única coisa salutar nesta receita são os espinafres, tudo o resto engorda imenso, por isso deixo a decisão de fazer este bolo delicioso à vossa responsabilidade.

Para o bolo de espinafres é necessário 250 gramas de folhas de espinafres frescos, 100 gramas de nozes trituradas, 6 ovos “L”, 600 gramas de açúcar, 400 gramas de farinha T55 sem fermento, e 350 ml de óleo Fula.

Comece por separar as claras das gemas e bata as claras em castelo com uma batedeira. Triture muito bem os espinafres com o óleo numa liquidificadora, e deite o preparado numa taça. Junte as 6 gemas e o açúcar, a farinha, e continue a bater com a batedeira até ficar muito verde e homogéneo. Deite depois as claras em castelo e os 100 gramas de nozes trituradas e envolva suavemente sem mexer muito.

Barre o tabuleiro com margarina, polvilhe com farinha, deite a massa, e leve ao forno, já previamente pré aquecido a 180ºC, por 45 minutos.

Depois de cozido e retire-o do forno, e enquanto arrefece, faça a cobertura de chocolate. Para a cobertura use uma tablete de 200 gramas de 70% de chocolate derretido em banho de maria, 200 ml de natas e uma colher de sopa de Maizena. Misture tudo até ficar uma massa consistente e barre o creme de chocolate no bolo e deixe arrefecer.

Moral da história. Quando mostrei o bolo ao Carlos ele disse-me que parecia a esponja de lavar a louça, mas sem ninguém perceber, o bolo desapareceu num ápice.

Para quem não quer engordar, uma fatia de bolo de espinafres por dia e 15 minutos de aeróbica sabe muito bem!