Tentáculos de Pota de Cebolada e Pimentos

Pota de Cebolada com Pimentos
78
5

A pota é o parente pobre do polvo e como custa cerca de um terço do polvo é vendido em alguns restaurantes como gato por lebre. Além do polvo ser mais sumarento, consistente e com uma forma redonda é facilmente reconhecido pelo facto dos seus tentáculos terem duas fiadas de ventosas em vez da Pota que só tem uma fiada.

Mas nem tudo é mau na Pota, e pode-se fazer pratos extraordinários com os tentáculos de pota. Cozinhar Pota é uma brincadeira de crianças, pois basta água, sal, uma folha de louro, um cubo de caldo de marisco, fechar a panela da pressão e cozer por 5 minutos a contar da atividade do regulador de pressão.

Para esta receita, usamos uma embalagem de 1Kg  de tentáculos de Pota congelados, um pimentão vermelho, duas cebolas grandes, quatro dentes de alho, uma pimenta chili, salsa e azeite. Para quem não gosta de pratos muito picantes pode substituir o chili por um pouco da pimenta de cinco bagos triturados.

Corte o pimentão às tiras grossas e deite-os numa frigideira anti aderente já com azeite abundante. Enquanto o pimentão frita no azeite, descasque as cebolas e corte-as às meias luas. Como cinco minutos chegam para o pimentão ficar macio, junte as cebolas deixando alourar por mais cinco minutos sem deixar queimar e depois junte o alho mexendo sempre para não queimar, pois a pior coisa que pode acontecer a alguém que cozinha é deixar o alho queimar.

No fim junte os tentáculos inteiros da Pota e misture-os com o azeite, o alho, o pimentão e a cebola durante mais três minutos. Desligue e deite salsa picadinha em cima.

A Pota de cebolada pode ser servida com batatas, ou com uma salada de cenouras à Algarvia, ou ainda com uma salada de alface.

Pessoalmente prefiro a Salada de Cenouras à Algarvia por ser bom, fácil e rápido. Para a Salada de Cenouras, descasque quatro cenouras, corte-as às rodelas, acrescente dois dentes de alho picados, e ferva em água por dois minutos. A cenoura deve ficar Al Dente e não muito cozida. Escorra a água, misture sal, azeite, vinagre de vinho, e a salsa crua picadinha.

Sirva este prato com um bom Branco como o Valentina da casa Ermelinda Freitas.