Tentáculos de Pota de Cebolada e Pimentos

Pota de Cebolada com Pimentos
78
5

A pota é o parente pobre do polvo e como custa cerca de um terço do polvo é vendido em alguns restaurantes como gato por lebre. Além do polvo ser mais sumarento, consistente e com uma forma redonda é facilmente reconhecido pelo facto dos seus tentáculos terem duas fiadas de ventosas em vez da Pota que só tem uma fiada.

Mas nem tudo é mau na Pota, e pode-se fazer pratos extraordinários com os tentáculos de pota. Cozinhar Pota é uma brincadeira de crianças, pois basta água, sal, uma folha de louro, um cubo de caldo de marisco, fechar a panela da pressão e cozer por 5 minutos (15 minutos se estiver congelada) a contar da atividade do regulador de pressão .

Para esta receita, usamos uma embalagem de 1Kg  de tentáculos de Pota congelados, um pimentão vermelho, duas cebolas grandes, quatro dentes de alho, uma pimenta chili, salsa e azeite. Para quem não gosta de pratos muito picantes pode substituir o chili por um pouco da pimenta de cinco bagos triturados.

Corte o pimentão às tiras grossas e deite-os numa frigideira anti aderente já com azeite abundante. Enquanto o pimentão frita no azeite, descasque as cebolas e corte-as às meias luas. Como cinco minutos chegam para o pimentão ficar macio, junte as cebolas deixando alourar por mais cinco minutos sem deixar queimar e depois junte o alho mexendo sempre para não queimar, pois a pior coisa que pode acontecer a alguém que cozinha é deixar o alho queimar.

No fim junte os tentáculos inteiros da Pota e misture-os com o azeite, o alho, o pimentão e a cebola durante mais três minutos. Desligue e deite salsa picadinha em cima.

A Pota de cebolada pode ser servida com batatas, ou com uma salada de cenouras à Algarvia, ou ainda com uma salada de alface.

Pessoalmente prefiro a Salada de Cenouras à Algarvia por ser bom, fácil e rápido. Para a Salada de Cenouras, descasque quatro cenouras, corte-as às rodelas, acrescente dois dentes de alho picados, e ferva em água por dois minutos. A cenoura deve ficar Al Dente e não muito cozida. Escorra a água, misture sal, azeite, vinagre de vinho, e a salsa crua picadinha.

Sirva este prato com um bom Branco como o Valentina da casa Ermelinda Freitas.