Delícia de Arroz de Pato

Delícia de Arroz de Pato
36

Aos domingos sou o cozinheiro de serviço cá em casa e como sou metódico, gosto de organizar previamente a bancada da cozinha com todos os ingredientes separados em recipientes para não correr o risco de esquecer algum. A organização de uma cozinha é importante mas o problema é que esta estratégia  suja muito mais louça e a minha ajudante passa a vida a se queixar

Voltando à receita. Para esta Delícia de Pato para 4 pessoas, é obviamente necessário o pato, uma chávena de arroz, meia couve lombarda, meia farinheira, um fio de azeite, gengibre, e uma pimenta.

Normalmente compro um pato inteiro congelado e que descongelo previamente no dia anterior. No dia vai à panela de pressão com água a meia panela, uma folha de louro e uma colher de sopa rasa de sal. Coze-se o pato (sem o fígado) por 40 minutos para ficar tenro e fácil de desossar.

Entretanto num pequeno tacho coze-se a meia farinheira já sem a pele e com meio litro de água, deixando-a cozer e desfazer-se durante cerca de 10 a 20 minutos.

Enquanto a farinheira coze e o pato arrefece, faz-se o arroz.

Para o arroz, eu prefiro o arroz Basmati cozido apenas em água a ferver só com sal. Para o arroz deita-se água abundante, tipo 4 chávenas de água para uma de arroz porque depois vamos escorrer a água remanescente num coador ou escorredor.

Para desossar o pato, o modo mais expedito é escorrer a água, voltar a fechar a panela, e sacudir a panela durante cerca de 5 minutos. Pessoalmente não gosto deste método porque desossa automaticamente mas desfaz muito a carne do pato, por isso recomendo o modo manual de deixar arrefecer e pedir à ajudante para desossa-lo à mão sem a pele. A carne desfiada chega perfeitamente para duas vezes, por isso recomenda-se congelar meia porção para outra refeição.

Quando a farinheira estiver cozida, corta-se a couve lombarda em bocados pequenos e junta-se com um fio de azeite num outro tacho, adiciona-se o caldo da farinheira, o fígado picado, uma colher de chá cheia de gengibre fresco ralado (ou em pó), a pimenta, sal a gosto, e mexe-se tudo.

Depois de a couve estar devidamente cozida, ou seja, macia e a se desfazer desliga-se o fogão, junta-se o pato e o arroz e envolve-se tudo com algum cuidado para não desfazer o arroz.

Esta Delícia de Arroz de Pato deve ser servida com uma salada de alface e acompanhado por um tinto da região do Douro.