Carne de Porco à Alentejana

carne de porco à alentejana
91
6

Quando estou de férias sou o cozinheiro de serviço, com a condição de não lavar a louça. Como já escrevi antes, sou apreciador da cozinha alentejana e gosto essencialmente do aproveitamento que se faz dos restos e das misturas de sabores.

A carne de porco à alentejana tem essa característica de múltiplos sabores que surgem da mistura da carne com as ameijoas, com o azeite, o alho e os coentros.

O prato deve ser cozido com tudo fresco, mas como não é fácil conseguir ameijoas frescas nos nossos supermercados, utilizo muitas vezes as congeladas. Para a carne de porco prefiro a parte do cachaço por ter aquelas linhas de gordura saborosas .

Para quatro pessoas é necessário um quilo de ameijoas e um quilo de carne de porco cortada aos cubos pequenos. Uma hora antes ponha a carne a marinar com 100gr (meio boião) de massa de pimentão, quatro dentes de alho picado, e vinho branco até cobrir a marinada, tome atenção ao sal porque normalmente a massa de pimentão já tem sal e muito.

Como as ameijoas congeladas já estão pré-lavadas e não têm areia descongele-as umas horas antes apenas com um pouco de sal e água. Entretanto pique meio molho (50gr) de coentros separando os troços das folhas e reservando as folhas para o fim.

Escorra para recipiente a carne com um coador de modo a ficar com o alho sem a marinada. Deite azeite num tacho largo cobrindo o fundo de modo a que a carne frite no azeite com os troços dos coentros.

Quatro minutos é suficiente para a carne fritar por fora a manter-se suculenta por dentro. Como gosto de modificar as receitas deito também um pimentão vermelho cortado aos cubos. Se gostar de mais molho deite um pouco da marinada no tacho, pessoalmente não deito para manter o gosto do azeite e do alho.

Escorra bem as ameijoas para não ficar qualquer vestígio de água, deite no tacho sem mexer, e coloque a tampa. As ameijoas cozem-se em dois minutos, desligue o fogão, deite as folhas dos coentros crus e mexa tudo envolvendo as ameijoas com a carne e o molho.

Entretanto frite as batatas aos cubos e sirva tudo com um bom vinho alentejano.