Esparguete de Salmão com molho Skyr

Esparguete de Salmão com molho SKYR
120
8

Depois de 8 dias nas Achadas da Cruz, a freguesia mais pequena de Portugal(*), e isolado da Internet por imposição fascista da Cristina, regressei hoje finalmente à civilização, isto é, à internet.

Foi duro, muito duro! Estar de férias, não ter computador e ter apenas 3 GBytes de dados no telefone que nem chegou para 12 horas é violento para um internet-o-dependente como eu.

O lado positivo do enclausuramento foi divertir-me por muitas horas na cozinha inventando receitas novas e ter uma cobaia sempre disponível para experimenta-las.

Para que se saiba, gosto de esparguete com quase tudo desde que leve natas, mas a Cristina proibiu o uso de natas nas minhas experiências, por isso hoje trago-vos um esparguete delicioso de Salmão com um molho Skyr avinagrado.

O SKYR é um iogurte de gajas, isto é, tem 0% de gordura, por isso fazer um molho com algo inóspito e insonso não é nada fácil, mesmo para um cozinheiro fantástico como eu 😊.

Para esta receita usei 100gr de Salmão Fumado, um Iogurte SKYR de 150gr, uma colher de chá rasa de mostarda DIJON, 1 cebola, meio pimentão vermelho, e cebolinho a olho.

Para quatro pessoas, deita-se a quantidade de esparguete indicada no pacote em água a ferver com sal abundante. O esparguete depois de voltar a ferver demora 8 minutos a ficar al dente, por isso convém controlar o tempo com um cronómetro.

Entretanto corta-se a cebola e o pimentão aos cubos e leva-se a alourar numa frigideira com um fio de azeite. Tenha atenção para não deixar queimar. Desfie o salmão, abra o pacote de 150gr de SKYR, junte uma colher de chá rasa de mostarda DIJON que lhe vai dar um gosto ácido ao prato, junte o cebolinho picadinho e misture tudo.

Escorra o esparguete, misture tudo outra vez, e sirva com um vinho branco seco bem fresco.

(*) As Achadas da Cruz tem 159 habitantes e 8Km2