O Nómada Digital do Caos

O Nómada Digital
213

O Caos define-se como a desordem dos elementos antes da criação do Universo e muitos acreditam na ideia de que Deus criou o Universo e os seres vivos de forma sobrenatural mas poucos estão convictos que a Criação foi apenas uma perturbação entrópica dos elementos que constituem o Universo perfeito. Os defensores da Teoria do Caos acreditam que a origem de tudo e, até a simples evolução humana, é um exemplo factual que foi apenas um mero acidente de energia que perturbou a ordem natural das moléculas.

Por falar em evolução, sei de um jovem engenheiro que está envolvido no desenvolvimento de algoritmos matemáticos e estatísticos para descrever o impossível, ou seja, o Caos. Pelo pouco que me foi dado a conhecer, o objetivo do algoritmo é  quantificar o efeito de pequenas perturbações no Meio Ambiente envolvente utilizando para isso o cálculo de grandes matrizes numéricas onde os números descrevem matematicamente as superfícies reais, as causas e os efeitos das suas perturbações, isto é, conseguem quantificar os efeitos dinâmicos dos fenómenos que existem na natureza.

Crente na sua teoria, enviou um exemplo compilado da rotina do software que desenvolveu para um Instituto de Investigação que estuda este tipo de fenómenos. Em resultado da ousadia, cerca dois meses depois e quando já ninguém esperava, obteve uma resposta desanimadora de que o algoritmo só teve sucesso em 38% dos 1273 desastres naturais analisados. O que de início parecia ser uma má notícia terminou com a euforia da contratação do jovem engenheiro porque o algoritmo superou todas as expectativas sendo-lhe proposto algumas alterações no método de aquisição dos dados e o eventual registo da Patente.

A teoria, que parece ser uma simples implementação do algoritmo PCV (Problema do Caixeiro Viajante), ou seja, não é nada mais que um algoritmo de NP-Hard em conjuntos finitos.  O método permite a quantificação dos efeitos recorrendo a  uma simples matriz OD (Origin-Destination Matrix),   frequentemente utilizada para resolver problemas de trajetos otimizados nos transportes que foi adaptada à predição de efeitos causados por perturbações  meteorológicas.

E as reações não se fizeram esperar com convites para visitar os diversos Países interessados em perceber a fórmula empírica criada. Pelo pouco que sei sobre o estado do projeto, nesta fase o software desenvolvido já analisa os dados fornecidos por um satélite meteorológico obtendo uma aferição de 82.7% dos casos analisados. Em termos de engenharia o grande desafio durante meses foi sincronizar as inúmeras Threads do algoritmo na transição das matrizes que descrevem espacialmente os referidos fenómenos. Também sei que  o software já está desenvolvido e compilado em C++ com tecnologia Multithreading, ou seja, uma tecnologia que permite utiliza-lo em grandes Clusters de computadores capaz de processar grandes superfícies geográficas como os Estados Unidos e Canadá em poucos minutos.

Em conversa de café, o jovem  confessou-me a rir que a parte mais difícil de ser agora mais um Nómada Digital foi adaptar-se ao “time lag” por ter agora de trabalhar pela noite dentro para conseguir compatibilizar com os outros elementos da equipa  a diferença horária dos seus países.

Fig.2 Modelo 3D da Teoria do Caos adaptada à meteorologia