Bacalhau Assado à Ti Angelina

Bacalhau à Ti Angelina
293

Um amigo meu de Aveiro tinha-me enviado antes do Natal umas postas de Bacalhau do famoso “Sr.Bacalhau”. Por azar do destino as postas viajaram pelo correio num vai vem incompreensível e só chegaram no fim de fevereiro.

Demolhar bacalhau pode parecer simples mas tem o seu truque. Para postas com mais de 2.5cm convém demolhar durante três dias. Coloca-se as postas na vertical num tacho, cobre-se de água, e coloca-se no frigorífico mudando a água de manhã e à noite, e na última muda junta-se com meio de água, meio de leite. Demolhei e depois guardei-o religiosamente no congelador.

Por causa do confinamento e da pandemia já não ia às Achadas da Cruz há mais de três meses, pelo que na sexta-feira telefonei à minha vizinha e disse-lhe que já tinha saudades de semilhas (batatas) cozidas e que ia levar bacalhau para o almoço de sábado, e ela riu-se porque sabe que adoro semilhas com casca.

Quando chegamos às Achadas coloquei o bacalhau a descongelar lentamente durante a noite, e o importante do bacalhau é que se escorra toda a água para que ele fique com a textura certa, se necessário utiliza-se um papel absorvente para secar o bacalhau ao máximo.

Para o bacalhau assado à moda da Ti Angelina, descascamos uma cebola grande cortada em meia-lua. Antes de espalhar a cebola num pirex esprememo-la para separa-la toda e depois juntamos seis dentes de alho fatiado e cobrimos o fundo com azeite. Colocamos as postas com a pele para cima, juntamos um ramo de salsa picado, um pimentão vermelho fatiado e um fio de azeite por cima. Com o forno pré-aquecido a 180ºC colocamos o Bacalhau por 20 minutos, vigiando o forno até que as lascas do bacalhau se comecem a separar.

Nas Achadas da Cruz come-se tudo com semilhas, e para quem ainda não sabe, as semilhas das Achadas da Cruz são as melhores do mundo e por isso antes de meter o bacalhau no forno deitamos numa panela 1kg de semilhas, com casca e cortadas a meio, com sal abundante porque, segundo a Ti Angelina, a semilha tem de ficar “saborosinha ao sal”, juntamos depois um ramo de orégãos frescos, segurelha, dois dentes de alho com casca esmagados, e para quem gosta, junta-se uma pimenta. Cobrimos as semilhas com água e deixamos a cozer por 30 a 40 minutos testando sempre com um garfo. O importante é escorrer a água logo que estejam cozidas para que a semilha fique seca. Confesso que até hoje não sei o verdadeiro segredo das semilhas da Ti Angelina, mas desconfio que seja, ou da qualidade da semilha, ou da água das Achadas da Cruz porque já tentei fazer o mesmo no Funchal, mas nunca ficou igual.

O resultado é um Bacalhau macio que combinado com a textura aveludada da cebola, do pimentão e do alho dão um sabor único a esta receita.

O bacalhau assado da Ti Angelina é uma receita simples que passou de geração em geração e só vem provar que as coisas simples da vida são sempre as melhores.