Interstellar, uma Viagem no Tempo

Interstellar, a Viagem no Tempo
69
7

Interstellar é aquele filme  que não consigo parar de ver e rever. Para os que passaram ao lado da Física, e que não fazem ideia de quem foi Albert Einstein, o filme até pode ser difícil de perceber, mas para quem gosta destas coisas, é um filme imperdível.

Para quem nunca viu Interstellar, o início pode desiludir por ser um filme quase banal onde Cooper  (Matthew McConaughey), além de piloto de NASA na reserva, é um agricultor que vive com a sua filha Murphy de dez anos numa grande fazenda de Milho. No dia-a-dia a filha queixa-se constantemente a Cooper que o quarto onde dorme está assombrado por um fantasma que lhe atira livros da estante para o chão.

Cooper desvaloriza o caso mas depois descobre que  afinal o fantasma lhe está a enviar uma mensagem sobre o facto da NASA estar secretamente a planear uma viagem para encontrar outros planetas que possam substituir o planeta Terra moribundo.

Depois de contactar a NASA, Cooper soube  que a Agência tinha recebido uma mensagem de alguém com inteligência muito superior à Humana, e muito perto de Deus, indicando-lhes as coordenadas de um Wormhole perto de Saturno que lhes permitiria viajar para o outro lado do Universo. Numa primeira missão falhada, o Wormhole tinha revelado a existência de três planetas com condições adequadas para a sobrevivência humana.

E para quem conhece os princípios da Relatividade e da Física começam  aqui as dúvidas. Os três planetas ao alcance do Wormhole orbitam um enorme Buraco Negro chamado Gargantua, ou seja, muito longe  de um Exoplaneta.

Perante o desafio de ser um dos astronautas na missão, Cooper abandona a Terra deixando para trás a filha de 10 anos completamente devastada pela partida do Pai.

Depois de atravessar o Wormhole visitam o primeiro planeta e verificam logo que este, embora coberto por água, é inóspito  e o pior é que ao regressar à nave que orbitava o planeta, constatam que o colega deles já tinha envelhecido 23 anos.

Entretanto na Terra o tempo passava mais depressa e a Murphy, já  adulta, trabalhava como cientista da NASA procurando a fórmula gravitacional que lhes permitissem lançar uma estação orbital.

Com o primeiro planeta eliminado, a nave Endurance visita o segundo planeta que se revela ser gelado e sem qualquer hipótese de sobrevivência para a raça humana. Depois de algumas confusões, desiludido, e quase sem combustível Cooper utiliza a atração gravitacional do Buraco Negro para catapultar a nave em direção ao terceiro planeta  optando por se sacrificar para salvar um dos tripulantes.

Deixados à sorte perto de Gargântua, Cooper e o supercomputador TARS acabam por ser atraídos pela gravidade infinita do Buraco Negro e a meio da dilatação do Tempo descobre que afinal o fantasma que a filha tinha no quarto, e o tal Deus da NASA, era ele mesmo, mas em tempos paralelos.

Em poucos minutos Cooper viaja em todas as singularidades do Tempo e consegue comunicar com a filha nos momentos todos da vida dela, enviando-lhe em morse a solução da fórmula gravitacional.

Como o herói não podia morrer, Cooper é depois salvo por uma nave oriunda da Terra e é informado que a filha conseguiu criar uma estação orbital à volta de Saturno mas que está a morrer de velhice.

Um filme complexo mas singular para quem gosta de ciência.