Risotto de Camarão com Shiitakes

Risotto de Camarão e Shiitake
70
9

Na vida e na cozinha gosto de inventar coisas novas e o meu Risotto de Camarão com Shiitakes é das minhas receitas que mais sofreram alterações. Para o Risotto o primeiro cuidado a ter  é na escolha do arroz, e eu prefiro o Caçarola Arborio ou o Riso da Divella. Para cogumelos recomendo os Shiitake biológicos produzidos na Ilha da Madeira em troncos de eucalipto que, diga-se, são excelentes.

Mas vamos à receita.

Para quatro pessoas é necessário uma chávena grande de arroz arbóreo (arroz para Risotto), 500gr. de camarão 20/30, 200gr de cogumelos frescos Shiitake grosseiramente picados, uma cebola pequena, 5ml de azeite, dois dentes de alho, 30gr de coentros frescos e sal e pimenta q.b.

Num tacho médio, deite 1 litro de água e sal abundante, deixe ferver e junte os camarões. Quando voltar a ferver conte 5 minutos e apague o lume. Coe os camarões e reserve o caldo. Deixe quatro camarões inteiros para enfeitar os pratos, e descasque os restantes, deite as cabeças do camarão no caldo e triture tudo com uma varinha mágica, no fim coe as cascas, junte-lhe mais água conforme a textura e o sal, e volte a ferver o caldo.

Enquanto o caldo volta a ferver, num outro tacho, pique a cebola, junte o azeite e deixe estalar a cebola sem nunca queimar. Junte os dois dentes de alho e os troços dos coentros picadinhos, reservando as folhas para o fim. Quando a cebola estiver transparente deite o arroz, sem lavar, e frite por 5 minutos sem deixar colar ou queimar.

Junte os cogumelos e uma chávena do caldo quente, vá mexendo para não deixar colar no fundo, sempre que faltar a água, junte mais caldo que tem de estar sempre quente. Para quem gosta de matemática na cozinha, em média uma chávena de arroz arbóreo leva três chávenas cheias de caldo.

O tempo de cozedura ideal do Risotto é de cerca de 20 minutos. E por fim, e correndo o risco de chocar os cozinheiros italianos, o meu Risotto em vez de queijo Parmesão leva Mozzarella. Deite a gosto mozarela ralada e mexa tudo muito bem até ficar consistente e unido. Por fim, deite o camarão descascado aos bocados com as folhas dos coentros crus, e envolva tudo.

Sirva ainda quente acompanhado por uma salada de alface e por um Lambrusco Bianco fresco.

Cogumelos Shiitake