O cagão

Peixe Cagão da Ilha da Madeira
45

Cagão, ou Peixe-verde, ou Ornate Wrasse, ou Thalassoma Pavo, é um pequeno peixe muito vulgar na costa do Arquipélago da Madeira.

Em miúdo era hábito pescar com o meu pai, e lembro-me que passávamos horas junto ao mar, normalmente no cais do Porto Novo ou num pequeno cais no Caniçal, onde o peixe Cagão, a par das Castanhetas e dos indesejados Peixe-sapos, era um dos muitos peixes que cheguei a pescar com a minha pequena cana.

Mas o Cagão deste texto, não é o vulgar o peixe colorido que bem conhecemos na Ilha Madeira, mas sim um outro animal desconhecido da Ictiologia por ser alegadamente racional.

Este Cagão  reconhece-se logo por falar pelos cotovelos. Um diálogo, ou melhor, um monólogo do Cagão é do mais ascoroso que podemos encontrar na vida. Para que se saiba, o Cagão foi o melhor do Liceu a jogar à bola, o melhor na tropa, o maior engatatão do bairro, e veja-se só que, por causa do azar de uma rotura de ligamentos num joelho é que não foi jogar para o Sporting com o Cristiano Ronaldo.

Mas se a nível pessoal sempre foi do melhor que existe no mundo, profissionalmente o Cagão é do mais espetacular que qualquer empresa pode ter nos seus quadros.

E o melhor de tudo é que a licenciatura do Cagão, não é um curso superior qualquer tirado naquelas universidades públicas baratas onde é fácil tirar um curso. O curso do Cagão é único e especial, custou um dinheirão, e até foi tirado pela internet. E o resultado foi algo de muito transcendente e inumano, conforme demonstram as suas inúmeras folhas de cálculo Excel com mais de – imagine-se só – dez fórmulas de somas, quatro fórmulas de médias, e dois filtros por categoria que, como é óbvio, impressionam qualquer gestor.

Mas o Cagão não se fica por menos, pois além de todos os conhecimentos que diz que tem, é dono de uma clarividência e dialética que lhe permite brilhar sem ter de demonstrar nada de nada.

Com tudo isto, não sei, se seria mais apropriado para o Cagão alterar o seu nome científico de Thalassoma Pavo para Thalassoma Parvo.