O Vendedor de Peixe

O vendedor de Peixe
37
6

Estávamos todos cá em casa confinados pela pandemia da COVID-19 a almoçar quando ouvimos, em alto e bom som, “PEIXOOOO”, “LAPAAAS”, “POLVEEEE”… era o habitual vendedor de peixe.

Na sua carrinha hermética, o vendedor de peixe anunciava no megafone, por detrás de uma mascara cirúrgica, para o que vinha. Quase todos os dias subia a Conde de Carvalhal, duas e três vezes, anunciando peixe fresco para os que estavam presos em casa. Na altura até comentei com a Cristina que aquilo era o futuro, e que a tendência seria o peixe vir diretamente do mar ter connosco.

Mas não basta ter peixe, é preciso saber vender. Saber vender peixe é uma técnica que se caracteriza pela habilidade de mostrar atributos e ideias sobre produtos, ou ainda melhor, sobre si mesmo. Um bom vendedor de peixe consegue mostrar da forma mais convincente os pontos fortes omitindo sempre os fracos.

A tecnologia também tem os seus vendedores de peixe, e normalmente um bom técnico é um mau vendedor. Excecionalmente Steve Jobs, o fundador da Apple, conseguia ser as duas coisas. Era conhecido por ser tecnicamente exigente e queria vender o que ele queria porque achava que as pessoas não sabiam o que queriam comprar.

Embora fosse bom vendedor, Steve Jobs depressa se apercebeu que, ou era o criativo da tecnologia, ou era o vendedor, e por isso não perdeu tempo, e foi contratar John Sculley, o famoso homem da Pepsi que derrotou a hegemonia da Coca-Cola nos Estados Unidos. E para a história ficou célebre a frase de Steve para convencer Sculley: “Queres ficar o resto da tua vida a vender água com açúcar ou queres uma oportunidade para mudar o mundo?

John Sculley era um excelente vendedor de peixe, e em pouco tempo colocou a Apple no topo das vendas de computadores pessoais, e com isso foi nomeado pelos acionistas, CEO da Apple. Com pouco tempo de poder, e sem perceber nada de tecnologia, cometeu o maior erro da vida dele ao despedir Steve Jobs.

Steve Jobs não perdeu tempo e fundou a NeXT Computer, e sem a mente criadora, a Apple bateu na parede. E não foi preciso esperar muito tempo para Steve Jobs voltar pela porta grande para a Apple.

Resumindo, um bom vendedor de peixe é aquele que até consegue vender gelo no Polo Norte, isto  se conseguir encontrar gelo para vender.