Polvo à Lagareiro com Semilhas

Cozer Polvo é para muita boa gente uma dor de cabeça. O meu pai batia com um pau no polvo fresco antes de cozer para que ele ficasse tenro mas a tecnologia evoluiu e descobri na internet que colocar o Polvo no congelador é um excelente truque para ficar bem tenro. O Polvo tem imensa água que congelada a -6ºC expande e cria cristais de gelo partindo os filamentos da carne. Este fenómeno é uma explicação aceitável para que o Polvo depois de congelado fique sempre tenro.
Resumindo. Se comprar um polvo fresco congele-o primeiro durante uma semana, e se comprar já congelado, descongele-o apenas antes de o cozinhar. O truque para cozinhar o Polvo é colocá-lo num tacho sem água com uma Cebola inteira, sem sal, e uma folha de louro.
Mas cozer sem água? Sim. O Polvo e a Cebola vão libertar a água suficiente para cozinha-lo. O Polvo deve ser cozido no tempo certo, e o tempo certo é o tempo da cebola cozer. Vá picando a cebola com um garfo e quando a cebola estiver cozida o polvo também está! Simples? Sim é!
Enquanto o Polvo coze, deite o azeite, o alho e uma pimenta num tacho e deixe ferver sem queimar o alho. Normalmente uso uma colher de sopa de azeite e um dente de alho por pessoa. Depois de ferver durante um ou dois minutos, reserve.
Para o acompanhamento do Polvo recomendo apenas a Batata (semilha) cozida. Lave a batata corte a meio e deite ainda com a casca num tacho com água, sal abundante, pimenta, orégãos, tomilhos e louro. Se a batata for nova vai gretar nas bordas quando estiver cozida.
O meu Polvo à Lagareiro não leva cebola por isso deite apenas a batata e depois o polvo numa travessa e rege-o com o azeite e o alho já fervido. Leve-o ao forno a 200ºC por 10 a 15 minutos.
Retire, polvilhe com salsa fresca picada, e sirva-o com um bom branco fresco.