Remar contra a maré

Remar contra a maré
135

Quando na Suécia o horário de trabalho se situa nas seis horas diárias num total de 24 horas semanais, em Portugal o número de horas mantem-se nas 40 horas. Embora se trabalhe mais, a  produtividade fica 67% abaixo da média europeia, o que vem demonstrar que o numero de horas de trabalho não é diretamente proporcional à produtividade.

Mas há males que vêm por bem. Os tempos negros da pandemia e o confinamento trouxe-nos um novo paradigma para o qual infelizmente não estávamos preparados, o do teletrabalho.

Um estudo recente veio confirmar o impensável, que o teletrabalho resultado dos confinamentos da pandemia da COVID-19 veio aumentar a produtividade dos trabalhadores europeus em 60% e uma redução de custos de funcionamento das empresas na ordem dos 24%.

Não é de espantar que as empresas da área das Tecnologias de Informação foram aquelas que apresentaram os resultados mais elevados atingindo aumentos na ordem dos 68%, que se justifica simplesmente pelo facto de no teletrabalho não existirem horários rígidos, mais tempo para pensar e criar, e  sem  a pressa de correr para casa porque já lá estamos.

Mas nem tudo é benévolo no teletrabalho, e por mais que se utilize as últimas tecnologias de comunicação, surgiu a dificuldade em trabalhar em grupo agravado por um desequilibro cada vez mais evidente nas equipas. A ausência de socialização e de incentivo para o cumprimento de objetivos são peças da organização de uma empresa que se perdeu com o teletrabalho.

Em muitos casos o isolamento causa no trabalhador a sensação de injustiça em que a impressão que se tem é que alguns remam contra a maré enquanto outros ficam a ver o barco. As dificuldades de troca de informação atempada e síncrona provoca atrasos na execução e na coordenação de projetos sendo o maior problema do teletrabalho.

Embora exista a tecnologia muitos continuam a recusar-se a deixar por escrito o estado das tarefas. E perguntas como: a proposta já entrou? A encomenda dos equipamentos foi efetuada? O cliente já contactou a empresa? Qual o motivo do atraso? Ficam quase sempre sem resposta em tempo útil.

É difícil de perceber que enquanto alguns mostram produtividade, continuam a existir uma classe de inativos que limitam-se a deixar passar o tempo como se tivessem de férias.

Nestes meses de teletrabalho aprendi a custo que remar sozinho contra a maré é perder tempo.