Nem tudo o que parece é!

O Assassino de Saigão
30
1

Esta fotografia de uma alegada execução pública de um civil com um tiro na cabeça percorreu o mundo em 1968. A fotografia provocou a ira dos pacifistas americanos e foi motivo dos maiores protestos contra a guerra  alterando  radicalmente a opinião pública americana sobre a guerra do Vietnam.

Mas nem tudo o que parece é, o homem que dispara é  Nguyen Ngoc Loan o chefe da polícia de Saigão e a vítima não é um cidadão anónimo qualquer.

Afinal soube-se mais tarde que o tal cidadão anónimo assassinado  era, nem mais nem menos, que Van Lem – mais conhecido como Capitão Bay Lop – líder de um famoso Esquadrão da Morte do Viet Cong. Para mais Van Lem foi detido essa manhã pela polícia perto de uma vala comum de mais de 30 pessoas e onde orgulhosamente confessou o assassínio em massa  de todos eles.

Em tempos de guerra, o general não quis esperar pelos tribunais e executou o criminoso nas ruas de Saigão com um tiro na cabeça.

A foto maldita, erradamente conhecida como “O Assassino de Saigão”, deu ao fotógrafo Eddie Adams o  prémio Pulitzer de 1969. Mais tarde Eddie Adams   escreveu que “O General matou um Viet Cong, e eu matei o General com a minha camara fotográfica”.

Na realidade Eddie Adams não matou coisa nenhuma, pois o General Nguyen Ngoc Loan morreu nos Estados Unidos muitos anos mais tarde vítima de cancro, onde se tinha exilado depois da guerra. O fotógrafo Eddie Adams  mostrou-se depois arrependido  e pediu desculpas a Loan pelos danos que a interpretação da fotografia lhe causou a ele e a toda a sua família.

A foto era verdadeira mas a omissão da história real não foi justa para ninguém.