A miragem

A miragem do Bitcoin
214

O Bitcoin está em alta, e quem em janeiro de 2021 tinha 20 mil euros tem agora em fevereiro 35 mil. O Bitcoin é tão desconhecido que a maioria dos investidores ainda não percebeu porque valoriza mas a loucura tem muito a ver com a Lei da Procura e da Oferta, ou seja, ele valoriza porque há gente doida a compra-lo e poucos sensatos a querer vende-lo.

A realidade é que muita gente ganhou com o Bitcoin mas ainda mais gente perdeu. Claro que os que perderam nunca na vida irão divulgar quanto perderam, enquanto os que pouco ganham divulgam sempre porque quanto maior for a procura, maior será o seu preço.

Para tornar fácil a comparação, imagine-se que tenho uma esferográfica BIC e que coloco-a à venda. Se aparecer um interessado, com sorte consigo vende-la por um euro, se aparecem dois, até consigo negociar e vender por 5 euros, mas se aparecerem cem interessados, que nem sabem ler e escrever, o preço da esferográfica inflacionará para valores irreais.

Um amigo meu investiu 100 mil euros e anda eufórico pois quadruplicou o valor investido em menos de 1 ano quando nenhum investimento real retorna juros tão elevados. O problema é que os 400 mil euros, que ele julga que tem, são tão voláteis que podem desaparecer de um dia para outro, e ele só ganha mesmo quando trocar por dinheiro real, isto é, quando trocar a miragem por dólares depositados numa conta bancária real num Banco real.

Segundo sei, ele que se julga mais inteligente que os outros, utiliza um programa informático desenvolvido por ele próprio e julga que é o único no mundo que usa algoritmos precoces de previsão financeira, esquecendo-se que os grandes tubarões do mercado usam, senão os mesmos algoritmos, outros ainda muito melhores, e que no limite, a tendência a curto prazo é todos investidores de dinheiro virtual usarem a mesma fórmula. Quando isso acontecer ninguém vai ganhar nada a ninguém e o Bitcoin vai cair a pique. Se a tudo isto juntarmos o fator especulativo, anunciando por exemplo que a esferográfica é única no mundo e que vai valorizar sempre por milhares de anos, então o preço da esferográfica BIC disparará para valores absurdos.

O mercado enlouqueceu mas à parte da insensatez estão milhares de corretoras que ganham sempre as comissões de transação, isto é, quer o investidor ganhe ou perca, as corretoras usufruem sempre da sua percentagem. E se juntarmos a toda esta constatação o facto dessas mesmas corretoras serem anónimas e de corrermos o risco de um momento para outro desligarem o seu site da internet e desaparecem por detrás de um computador com milhões de dólares de centenas de investidores, ficamos com a certeza absoluta que o Bitcoin não vale o risco.

Também à parte deste desvairo, e até ver, estão os Estados que deixam fugir outros tantos milhões em impostos porque simplesmente não conseguem controlar o anonimato escondido atrás um número secreto de uma carteira de Bitcoins.

Os defensores da teoria da conspiração afiançam que por detrás deste negócio obscuro estão os grandes Bancos que depois da crise de financeira de 2008 acharam um modo expedito de se financiarem com dinheiro que nunca ninguém vai reclamar.  E por isso, não é nada estranho que logo em 2009 tenha sido lançada a primeira versão do software do Bitcoin cotado a uma milésima de dólar que em 10 anos atingiu os 28 mil dólares.

Com todo este histórico, não aconselho ninguém a investir em Bitcoin, ou em qualquer outra moeda virtual, pois tem todo o aspeto de ser uma bolha com os dias contados e só os doidos é que arriscam meter no desconhecido dinheiro que custa tanto a ganhar.

Se é para perder dinheiro então prefiro jogar 2.5€ no Euromilhões, pois há sempre a esperança de ser um felizardo entre 140 milhões de azarados.