Azul às risquinhas

Nos anos oitenta, o SPEEDO era o fato de banho preferido pela maior parte dos jovens. No Liceu, o teenager que não tivesse um SPEEDO não era gente. O SPEEDO foi uma moda que surgiu dos atletas que competiam nas piscinas e por isso mesmo era o modelo de fato de banho de eleição de todos os outros jovens. O SPEEDO, do mesmo que modo que a Adidas para os ténis, a Lacoste para as camisolas, eram usados pelos jovens estudantes para impressionar as miúdas giras do Liceu.
Com tudo isto a marca SPEEDO era quase uma religião, chegando-se ao ponto de demonstrar cientificamente que era era a única marca que, além de secar depressa e ter pouco atrito na água, podiam ser escondidos dentro de uma mão. Eram a última tecnologia em tecidos!
Felizmente as modas passam depressa e os SPEEDO foram muito rapidamente substituídos pelos calções havaianos floridos, porque usar sunga na praia passou a ser brega e foleiro.
Tudo isto a propósito de, no outro dia, ter encontrado os meus fatos de banho SPEEDO no interior de uma velha bolsa de praia. Tinha três, um preto, um amarelo e um de cor azul às risquinhas brancas (que era o meu preferido). Afinal o material da marca SPEEDO era mesmo bom, trinta anos depois continuavam iguais!
Sorri e não perdi tempo. Despi-me e vesti o SPEEDO. Enquanto o colocava apercebi-me que ele devia ter encolhido um pouco, porque não foi nada fácil vesti-lo.
Orgulhoso com o achado não perdi tempo e com pompa e circunstância entrei no quarto para mostrar a minha descoberta à Cristina, que ainda dormia.
Depois de alguns segundos de espera, ela resmungou algo impercetível, acordou, arregalou os olhos, desatou à gargalhada e, sem conseguir se conter, exclamou a rir: “não se vê as risquinhas!”.
– Não se vê? As risquinhas debotaram? – Perguntei eu perplexo.
Fez-se uns momentos de silêncio e desatamos os dois a rir com a cena. Na verdade, os meus 20Kg a mais, faziam o SPEEDO parecer um fio dental!
Malditas modas!