O Triunfo dos Idiotas

411
0

A História colocou rótulos nas nossas opiniões, ou somos de esquerda ou de direita mas nunca ninguém se lembrou que, antes de tudo, somos Humanos.

Isto a propósito de uma conversa que tive com um líder partidário que me tentava convencer a fazer parte de uma lista. Agradeci o convite mas respondi-lhe que, além de já não ter saúde e idade para me dedicar à política, já não acreditava na sua génese. Perante a insistência respondi que eu não era um bom político porque não conseguia mentir sem me rir. Ele riu-se, aceitou a minha recusa e desabafou desanimado que estava difícil arranjar gente competente.

A política caiu no descrédito e é notória a dificuldade de muitos partidos políticos em trazer para as suas fileiras gente decente. Sou de uma geração em que os políticos eram credíveis e competentes. De uma geração em que se acreditava que os eleitos eram solidários com os seus eleitores e defendiam a Causa Pública, ou seja, aquilo que é de todos nós.

De certeza, que os menos distraídos, já se aperceberam que o Mundo está a mudar e para pior. A cada dia que passa, a política é invadida pelos menos credíveis, pelos menos competentes, pelos mais básicos, ou seja, por aqueles que procuram o sucesso fácil.

Esta nova geração de candidatos a políticos não serve à sociedade. Têm maus fundos! São frutos de uma educação tecnológica falida e mentecaptos das redes sociais. São os restos de uma sociedade inculta e iletrada que os fez ser tão básicos, em que a única solução que têm para sobreviverem na vida, é serem simples oportunistas.

Duvidam disto? Noutro dia, colocaram-me um panfleto de propaganda política na caixa de correio. Além do cabeça de lista não reconheci integridade a nenhum dos outros elementos. Será que estou a ficar velho e exigente?

Estou a perder a esperança no futuro da humanidade. Cada dia que passa os politicos que mandam no mundo roçam o vulgar.

A democracia está em perigo no mundo inteiro e a maioria de nós – eu incluído – está acomodada e divertida a ver Reels idiotas nas Redes Sociais.

Todos os idiotas são iguais, mas alguns idiotas são mais iguais que outros e por isso não tenhamos dúvidas que, a continuar assim, os idiotas vão acabar por mandar no Mundo.