Contas de Somar

Contas de somar sem nexo
65
3

Ao contrário da Estatística, a Matemática devia ser uma ciência exata, mas não é. Na verdade entre dois Universos infinitos, um deles pode ser maior que o outro, ou seja,  nem sempre o todo é maior do que cada uma das suas partes.

Mas se 2+2 serão sempre 4, o modo como se apresenta os resultados pode ser o que o Homem quiser.

Imagine-se então um Produtor de Charcutaria, em que todos os anos o Gestor da Equipa de Vendas apresenta o seu relatório anual. E imagine-se que, comparativamente a 2017, as vendas de fiambre aumentaram 61%. No seu Relatório de Vendas de 2018, o Gestor da Equipa de Vendas vai escrever que “Relativamente ao ano anterior houve um aumento descomunal das vendas que ultrapassou em muito os 60%, o que demonstra um esforço extraordinário de toda a Equipa”, e face a tão bons resultados o Gestor até foi premiado pelo dono da empresa como o funcionário do ano.

Imagine-se agora que em 2019 as vendas caíram 61%, o mesmo Gestor escreverá no seu Relatório de Vendas que “face a uma conjuntura de crise mercado generalizada, e comparativamente ao ano anterior, as vendas sofreram um pequeno decréscimo de apenas 60%,  que  seria pior, não fosse o esforço gigantesco de toda a Equipa”, e o gestor, apesar dos maus resultados, voltou a ser premiado pelo esforço.

O bom destas contas de somar é que provavelmente o Gestor no seu próximo Relatório de Vendas de 2020 escreverá que “Relativamente ao ano anterior houve um aumento extraordinário das vendas que excedeu em muito os 60%,  e que é o segundo em dois anos, o que demonstra um esforço extraordinário de toda a Equipa” e  voltará assim a ser o funcionário do ano.

O que o Gestor nunca escreverá em nenhum Relatório é que em 10 anos de atividade na Charcutaria, as vendas de fiambre continuam iguais.

Resumindo, a matemática até pode estar correta mas a interpretação das contas é sempre de quem soma.