O Crime Digital

200

Pela segunda vez em menos de um ano, o 100 nexo foi atacado e destruído por um Hacker. Durante mais de 12 Horas esteve em baixo e só foi possível recuperar os seus conteúdos por existir um Backup com alguns meses.

Para que se saiba, o ataque surgiu da Rússia, escondido por detrás de um endereço de IP (Internet Protocol) localizado no Reino Unido. O cibercrime já não é uma novidade, mas o difícil de entender são as razões que leva alguém a destruir um site cujos conteúdos são pacíficos e heterogéneos. O Hacker encontrou um Backdoor no serviço FTP (File Transfer Protocol) e após obter a password, esteve durante algumas semanas a analisar os conteúdos do disco à procura de algo.

Já não acredito em miúdos rebeldes cujo objetivo é passar o tempo e divertir-se nos sistemas alheios apenas pelo gozo. Este ataque destrutivo teve toda a aparência de ser consertado e organizado com o intuito de retirar alguma informação útil. O ataque foi perfeito e inclusive apagaram o rasto eliminando todos os logs esquecendo-se do pequeno pormenor de que replico os logs noutro servidor. E foi graças à análise posterior desses registos que me apercebi que foi um ataque organizado.

A análise do log relevou que durante meses o IP Russo dedicou-se em procurar portas abertas no servidor à procura de vulnerabilidades que encontrou finalmente no software WordPress que utilizo no design do site 100 nexo.

Atacar o 100 nexo é como pedir a um sem-abrigo o número do seu cartão multibanco para levantar dinheiro, e por não haver motivos, conclui que o objetivo era outro. Muita gente não se apercebeu mas por detrás do 100 nexo existe um BOT (Robot) em osga.mooo.com que não é mais que um algoritmo de aprendizagem de cripto moeda e julgo que esse foi o verdadeiro motivo do ataque consertado. Felizmente o algoritmo está compilado e encriptado tornando-se quase impossível executá-lo e extrair informação útil, daí a decisão final em destruir o que existia.

E não é por acaso que já há muitos meses que o robot do domínio binance.com mostra algum interesse no 100 nexo e isso pode ter despertado a curiosidade de terceiros em questionar o porquê do interesse do Corretor.

É do conhecimento público que as moedas digitais são utilizadas por organizações criminosas para lavagem de dinheiro, mas nunca pensei que o próprio sistema descentralizado da cripto moeda fosse atrativo para um novo tipo de crime que não tem nada a ver com a origem do dinheiro real.

Meus caros e se fossem brincar com a pilinha em vez de chatear quem está quieto?